sábado, 1 de agosto de 2009

Polo cultural, Recife tem um dos melhores Carnavais do país




Esta cidade é a capital de Pernambuco, com muitos arranha - céus e avenidas modernas. Está atravessada pelos rios Beberibe e Capiberibe, que convivem com edifícios coloniais e becos tradicionais.Também é chamada a ¨Veneza do Brasil¨, devido a que seus canais e suas pontes estão sobre os rios Beberibe e Capiberibe.É comentado que esta cidade tem algumas semelhanças com Amsterdã. A cidade foi sede do governo entre os anos de 1630 e 1653, período em que o país foi dominado pela Holanda.A Recife antiga e histórica - com sua área urbana de mediados do século XVI e XVIII - é um patrimônio histórico e arquitetônico da cidade, herança que foi deixada pelos colonizadores portugueses e holandeses.O carnaval de rua de Recife está considerado como um dos melhores carnavais do Brasil. Esta festa, é comemorada durante 3 dias com ritmos e músicas típicas da região. Além disso, a cidade conta com uma infra - estrutura turística excelente. Das suas praias, a Praia da Boa Viagem é a mais destacada e freqüentada, devido às suas águas tranqüilas.


É interessante visitar:
Igreja de Santo Antônio (1606)
Igreja N.S. do Carmo, (1663)
Museu de Barro
Festival da Ciranda
Ilha de Itamaracá
Ruínas de Vila Velha e o Forte Orange
Parque Histórico de Guararapes.

Outra das atrações de Recife são suas belas praias, entre as que se destacam a Praia da Boa Viagem, com 7 quilômetros de extensão.Praia da Boa Viagem. Esta praia além de ser a mais freqüentada, é também a mais popular; é uma praia urbanizada que está localizada por toda a avenida da costa, e tem piscinas naturais com água azul que estão entre a areia e os recifes. Esta praia é um lugar ideal para o banho de mar. Para aquelas pessoas fanáticas pelo mergulho, a cidade oferece diferentes áreas de excursão no fundo do mar. Estas áreas tem piscinas naturais que estão distribuídas por toda a costa; além disso, tem também um parque com mais ou menos 30 barcos naufragados.Entre os lugares mais freqüentados para a prática do mergulho, se destacam os seguintes:



a) Areial São Martim Barco afundado na saída do Porto de Recife, com 12 metros de profundidade.

b) Pirapama Vapor de rodas afundado a 6 milhas do Porto de Recife, com 23 metros de profundidade.

c) Vapor 48 Vapor de rodas, naufragado a 48 metros de profundidade; está habitado por inumeráveis espécies marinhas.

d) Alfama de Lisboa Barco a vela português naufragado a 10 metros de profundidade.

e) B18 Avião que caiu no mar, logo após de uma decolagem com falhas.

f) Vapor Bahia Vapor de rodas, naufragado a 26 metros de profundidade. Está localizado a 12 milhas da Ilha de Itamaracá, e é habitado por inumeráveis espécies marinhas.

g) Vapor Flórida Vapor inglês que naufragou em 1910. Está a 31 metros de profundidade, a 12 milhas do Porto de Recife.


Carnaval de Recife

É conhecido e admirado no mundo todo, e atrai a milhões de turistas todos os anos. Os festejos do carnaval, começam uma semana antes da data oficial, com camarins móveis que estão montados em cima de caminhões que percorrem os bairros e as praias de Boa Viagem.Na sexta - feira, as pessoas saem nas ruas para dançar e se divertir ao ritmo do frevo, e para assistir aos espetáculos de dança dos grupos de maracatu, ciranda, afoxé, reggae e manguebeach.A data mais importante, é o sábado, já que mais de um milhão de pessoas dançam acompanhando a grupos como o Galo da Madrugada; e na madrugada de segunda - feira, se comemora a Noite dos Tambores Silenciosos, no Pátio do Terço. Bairro do Recife É a área onde nasceu a cidade de Recife, e é conhecida como o ¨Recife Antigo¨. Esta parte velha da cidade, é o ponto original da história da cidade. É interessante conhecer as construções centenárias de um grande valor arquitetônico incalculável. É interessante visitar no Bairro de Recife:



Sinagoga Kahal Zur Israel. (Século XVII).

Torre Malakoff. (Século XIX).

Forte de Brum. (1630).

Basílica e Convento N.S do Carmo

Capela Dourada

Catedral de São Pedro dos Clérigos. (1782).

Igreja de N.S do Rosário dos Homens Pretos

Museu do Homem do Nordeste

Instituto Ricardo Brennand

Museu da Cidade

Fundação Gilberto Freyre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário